sábado, 18 de julho de 2015

Posso te ajudar mamãe?

Posso te ajudar mamãe?



É a pergunta que a Laurinha mais me faz quando me vê na cozinha. Eu confesso que a cozinha não é meu cômodo preferido da casa, mas estar com ela por lá é sempre divertido... claro... também é trabalhoso porque ela faz mais bagunça que o normal... a coordenação motora não é das melhores, mas... ela curte demais da conta e eu aproveito para ter mais momentos ao lado dela.

E você? Já colocou seus filhos na cozinha? Ajudar a separar e medir ingredientes, segurar a batedeira, colocar a farinha na panela, desenformar, mexer panelas, arrumar a mesa, guardar a louça... são tarefas que podem ser desempenhadas pelas crianças, e dessa forma, formamos futuros adultos que sabem se virar e que não são folgados por inteiro (rs).

Algumas regras, muita criatividade e muiiiiiiiita paciência, e você pode passar horas mais do que agradáveis na cozinha. Além disso, essa tarefa pode ajudar a inserir alimentos que eles geralmente rejeitam.

A Laurinha não gosta de sanduíche, fizemos uma centopéia ontem e adivinhem... a pró disse que ela comeu toda a centopéia no lanche da escola. Hoje, fizemos um “pirulito de frutinhas” para as amiguinhas dela que vem para o “chá das bonecas” usei frutinhas que tinha em casa (uvas, morango, tangerina, banana e kiwi. Mas você pode usar outras frutas que tenha na sua casa) e palitos de churrasco. Assim, ela vai comer diferentes frutas no lugar dos repetidos biscoitos fica lindo na mesa e foi muuuito fácil de fazer.

Claro, nem sempre funciona, mas a tentativa ajuda bastante. Melhor do que ter uma companhia na cozinha, é vê-la experimentando coisas novas, ela quer provar tudo, quer participar de cada passo da receita e acaba consumindo menos industrializados.

Comece por receitas simples como o espetinho de frutas, o sanduíche natural (você pode pesquisar “lanches criativos” no google e isso ajuda a ter ideias fantásticas para executar com os pequenos), pequenos pratos, até chegar aos bolos e quem sabe um macarrão, ou um outro prato para o almoço?


Para você que “não tem tempo” é mais uma oportunidade de estar com seus filhos na vida corrida que levamos. Pode apostar que eles vão amarrrrr!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário