quarta-feira, 7 de junho de 2017

Gestão de tempo: Como eu mantenho o foco no importante

Gente... esse blog mudou de endereço. Agora um lugar ainda melhor e mais bonito para todos nós... entra lá (www.sobresersupermulher.com) . Aproveita e segue (pode cadastrar seu e-mail e você receberá todas as novas notificações), compartilha e curti ... Toda semana uma reflexão nova.


Estou esperando vocês lá!!

****************************************************************************



Oi gente...

Hoje vamos fazer o último post da série “Gestão de Tempo”. Como eu tinha prometido, hoje vamos falar sobre algumas técnicas ou metodologias que determinam princípios para sua vida organizada.





Não adianta você ter uma agenda se esquece de vê-la, não adianta fazer uma lista de tarefas se não segue o roteiro, não adianta o planejamento mais bonito do mundo se você não o segue e, seguir planejamento exige uma mudança de hábito.

Ter uma vida organizada não é necessariamente uma ciência exata (eu já disse isso). A primeira regra a seguir é saber que às vezes algo pode sair do seu controle porque a vida é assim, cheia de momentos inesperados rsrsrs... Você pode até se planejar de sair de casa as 07h00, mas se as 06h59 seu filho resolve ir ao banheiro pode ser que você precise de uma pequena mudança de rota. Pode ser que seu dia de autocuidado seja a quinta mas você descubra que tem um compromisso inadiável na quinta e acabe deixando o salão de lado... enfim. O problema dos pequenos desvios é quando eles constituem parte integrante e característica da sua vida.

“Deixar a vida te levar” pode não te levar a lugar nenhum, por isso, sua mente é a primeira que precisa mudar! Nesse desafio de criar hábitos de vida organizada, algumas metodologias foram criadas e testadas e com certeza, um desses “novos padrões” pode te ajudar a ser uma mulher mais organizada.

Para conseguir dar conta de tudo o que eu faço (Trabalho CLT, Docência, Maternidade,  Casamento,  Cuidar da Casa, Estudar, Fazer academia, Pilates, Ler, sair com amigos, trabalhos do Depin, Blog, etc...) eu tento priorizar minhas atividades ao longo do dia, da semana e do mês. Focar no mais importante é fundamental para quem tem muitas atividades.
O que eu fiz foi conhecer algumas técnicas e depois de testa-las eu fui adaptando para um padrão menos engessado e mais estruturado que me permite terminar a semana com uma lista de atividades concluídas e cumprir prazos para cada uma.

A educação que eu recebi também foi muito importante nesse processo, meus pais me ensinaram a ter compromisso, cumprir prazos, entregar o que prometo, coisas que me fazem hoje uma pessoa mais conforme (e que tento ensinar aos meus filhos).

Para garantir que eu foque nas coisas mais importantes mas também tenha tempo para as menos importantes (ou menos urgentes) eu testei várias alternativas como:

1-   Técnica Pomodoro


O nome é de comida, mas é uma estratégia de foco (rs). O método, muito simples, consiste em manter o pensamento focado em certa atividade por 25”(1 pomodoro) depois desse tempo você deve fazer uma pequena pausa de 5” para relaxar a mente (O nome veio inspirado naqueles marcadores ou minuteiros de cozinha que tem forma de tomate e marcam 25”).

Você pode demorar um pouco a se acostumar com ele, mas a facilidade é que por ser uma técnica bastante controlada e de baixa tecnologia você aos poucos vai tornando aquilo um hábito. Você vai precisar apenas de um cronometro (para marcar o tempo), papel e caneta (para o planejamento). Existem também versões eletrônicas como Smartphone que já fazem o mesmo papel para os menos cinestésicos.


Eu usei esse método por um tempo (há algum tempo) mas, depois com a inserção de muitas atividades eu comecei a me cansar mais porque parecia que eu estava sempre correndo para terminar tudo em 25”.  Indicaria essa técnica para quem quer se organizar para estudar, ou quer criar um hábito especifico de ler todos os dias, etc. Você compra um relógio desses (ou baixa o aplicativo), e passa a dedicar o tempo específico a cada atividade.

Essa técnica particularmente eu tenho um pouco mais de dificuldade porque quando eu começo uma coisa só quero parar quando acabei rs, mas funciona bem para criar hábito específicos que hoje você tem dificuldade.

2-   Matriz de Eisehower ou box de Eisenhower


O nome é difícil, mas calma (rs) é só o nome. Essa técnica nasceu na segunda guerra mundial e é mais conceitual (aliás, o ideal é você utilizar uma das ferramentas que sugeri no post anterior, essas metodologias deste post são apenas princípios para o seu planejamento).
A matriz tem 4 quadrantes e em cada eixo você vai listar as suas tarefas urgentes e importantes. A ideia é que todas as suas tarefas estejam enquadradas em um dos quatro quadrantes:

·         Urgente e Importante
·         Importante e não urgente
·         Urgente mas não importante
·         Não urgentes nem importantes

Eu conheci essa metodologia em uma atividade no meu trabalho. Desde então eu tento utilizar quando vou fazer meu planejamento mensal.

O que eu faço é fazer uma lista (no meu planner) de tudo o que eu tenho que fazer no novo mês. Com a lista em mãos eu categorizo cada atividade (excluo ou delego algumas) e vou para o detalhamento das atividades conforme nível de prioridade.

Tento distribuir as atividades ao longo das semanas, tipo, se tem 20 atividades daquele mês na lista eu coloco 05 em cada semana conforme o nível de urgência da entrega (estou falando de atividades ou projetos pontuais... não coloco coisas como trabalhar, ou ler com as crianças... mas coloco coisas como consultas médicas, fazer as compras, alguma visita que vou fazer, algum projeto novo a entregar, etc.).

Quando o mês começa já tenho minhas atividades a serem entregas, mas ao longo do tempo vou inserindo (ou até tirando) os outros compromissos, tentando sempre trabalhar com as mesmas categorias.

Pode não ser a opinião dos profissionais, mas, eu diria que seguir essa técnica pode te ajudar a focar nas coisas mais importantes mas, sendo bem realista, pode ser mais fácil para quem já é minimamente organizado. Se sua vida é aquela loucura embaralhada essa pode não ser a melhor opção pois você vai acabar sofrendo mais para se planejar do que para executar.

3-   Método 3,2,1


Essa não é bem uma metodologia, mas uma estratégia para criação de novos hábitos. É uma proposta para lidar com o vilão da inércia (fundamental para gestão de tempo).

Basicamente é o seguinte:

Você vai criar um hábito novo (e mesmo que doa, vai se esforçar para seguir apenas uma regra), quando você tiver que fazer uma coisa conte 3,2,1 e FAÇA!

Você precisa contar  3,2,1 e ir, sem deixar para depois, sem pensar melhor, sem preguiça (Observe que isso não vale para absolutamente tudo ta... estou falando de tarefas diárias, não de comprar um carro ou mudar de casa (rs).

·         Tem que lavar a louça: 3,2,1 vá lá e lave.
·         Tem que marcar um médico: 3, 2, 1 telefone na mão discando!
·         Tem que destralhar o guarda roupa: 3,2,1 arrumando.

No começo ele é mais difícil, claro que rola aquela preguiça ou aquela sensação de que não é prioridade mas, a procrastinação é a responsável pela desordem da nossa vida! Então... 3,2,1...
Essa técnica eu ainda me permito abandonar as vezes porque quando vejo que a atividade não precisa ser feita naquela hora decido conscientemente deixa-la para depois, mas procuro me policiar muito para não ser procrastinadora.



Enfim, existem muitas técnicas que profissionais desse tema podem nos ensinar. Existem muitos livros, e muito material disponível para te ajudar a ter uma vida mais organizada, mas, nenhuma delas é tão importante quanto a força de vontade. Para se organizar, você precisa primeiramente querer, decidir, fazer!

Existem muitos vídeos no youtube que explicam mais detalhadamente essas e outras técnicas, indico que você estude um pouquinho algumas delas para saber quais deseja usar.  Abandone a sensação de que você se perdeu e nunca mais vai conseguir se organizar na vida, mesmo que as vezes você “caia da carroça” da uma acelerada e suba de novo.

Isso é possível para você e é possível para sua casa!




Nenhum comentário:

Postar um comentário