Gente... esse blog mudou de endereço. Agora um lugar ainda melhor e mais bonito para todos nós... entra lá (www.sobresersupermulher.com) . Aproveita e segue (pode cadastrar seu e-mail e você receberá todas as novas notificações), compartilha e curti ... Toda semana uma reflexão nova.
Estou esperando vocês lá!!
****************************************************************************
Oi gente...
Hoje vamos fazer o último
post da série “Gestão de Tempo”. Como eu tinha prometido, hoje vamos falar
sobre algumas técnicas ou metodologias que determinam princípios para sua vida
organizada.
Não adianta você ter uma
agenda se esquece de vê-la, não adianta fazer uma lista de tarefas se não segue
o roteiro, não adianta o planejamento mais bonito do mundo se você não o segue
e, seguir planejamento exige uma mudança de hábito.
Ter uma vida organizada não é necessariamente uma ciência exata
(eu já disse isso). A primeira regra a seguir é saber que às vezes algo pode
sair do seu controle porque a vida é assim, cheia de momentos inesperados
rsrsrs... Você pode até se planejar de sair de casa as 07h00, mas se as 06h59
seu filho resolve ir ao banheiro pode ser que você precise de uma pequena
mudança de rota. Pode ser que seu dia de autocuidado seja a quinta mas você
descubra que tem um compromisso inadiável na quinta e acabe deixando o salão de
lado... enfim. O problema dos pequenos desvios é quando eles constituem parte integrante
e característica da sua vida.
“Deixar a vida te levar”
pode não te levar a lugar nenhum, por isso, sua mente é a primeira que precisa
mudar! Nesse desafio de criar hábitos de vida organizada, algumas metodologias
foram criadas e testadas e com certeza, um desses “novos padrões” pode te
ajudar a ser uma mulher mais organizada.
Para conseguir dar conta
de tudo o que eu faço (Trabalho CLT, Docência, Maternidade, Casamento, Cuidar da Casa, Estudar, Fazer academia,
Pilates, Ler, sair com amigos, trabalhos do Depin, Blog, etc...) eu tento
priorizar minhas atividades ao longo do dia, da semana e do mês. Focar no mais
importante é fundamental para quem tem muitas atividades.
O que eu fiz foi conhecer
algumas técnicas e depois de testa-las eu fui adaptando para um padrão menos
engessado e mais estruturado que me permite terminar a semana com uma lista de
atividades concluídas e cumprir prazos para cada uma.
A educação que eu recebi
também foi muito importante nesse processo, meus pais me ensinaram a ter
compromisso, cumprir prazos, entregar o que prometo, coisas que me fazem hoje
uma pessoa mais conforme (e que tento ensinar aos meus filhos).
Para garantir que eu foque
nas coisas mais importantes mas também tenha tempo para as menos importantes
(ou menos urgentes) eu testei várias alternativas como:
1-
Técnica
Pomodoro
O nome é de comida, mas é
uma estratégia de foco (rs). O método, muito simples, consiste em manter o
pensamento focado em certa atividade por 25”(1 pomodoro) depois desse tempo você
deve fazer uma pequena pausa de 5” para relaxar a mente (O nome veio inspirado
naqueles marcadores ou minuteiros de cozinha que tem forma de tomate e marcam
25”).
Você pode demorar um pouco
a se acostumar com ele, mas a facilidade é que por ser uma técnica bastante
controlada e de baixa tecnologia você aos poucos vai tornando aquilo um hábito.
Você vai precisar apenas de um cronometro (para marcar o tempo), papel e caneta
(para o planejamento). Existem também versões eletrônicas como Smartphone que
já fazem o mesmo papel para os menos cinestésicos.
Eu usei esse método por um
tempo (há algum tempo) mas, depois com a inserção de muitas atividades eu
comecei a me cansar mais porque parecia que eu estava sempre correndo para
terminar tudo em 25”. Indicaria essa
técnica para quem quer se organizar para estudar, ou quer criar um hábito
especifico de ler todos os dias, etc. Você compra um relógio desses (ou baixa o
aplicativo), e passa a dedicar o tempo específico a cada atividade.
Essa técnica
particularmente eu tenho um pouco mais de dificuldade porque quando eu começo
uma coisa só quero parar quando acabei rs, mas funciona bem para criar hábito
específicos que hoje você tem dificuldade.
2-
Matriz
de Eisehower ou box de Eisenhower
O nome é difícil, mas
calma (rs) é só o nome. Essa técnica nasceu na segunda guerra mundial e é mais
conceitual (aliás, o ideal é você utilizar uma das ferramentas que sugeri no
post anterior, essas metodologias deste post são apenas princípios para o seu
planejamento).
A matriz tem 4 quadrantes
e em cada eixo você vai listar as suas tarefas urgentes e importantes. A ideia
é que todas as suas tarefas estejam enquadradas em um dos quatro quadrantes:
·
Urgente e Importante
·
Importante e não urgente
·
Urgente mas não importante
·
Não urgentes nem importantes
Eu conheci essa
metodologia em uma atividade no meu trabalho. Desde então eu tento utilizar
quando vou fazer meu planejamento mensal.
O que eu faço é fazer uma
lista (no meu planner) de tudo o que eu tenho que fazer no novo mês. Com a
lista em mãos eu categorizo cada atividade (excluo ou delego algumas) e vou
para o detalhamento das atividades conforme nível de prioridade.
Tento distribuir as
atividades ao longo das semanas, tipo, se tem 20 atividades daquele mês na
lista eu coloco 05 em cada semana conforme o nível de urgência da entrega
(estou falando de atividades ou projetos pontuais... não coloco coisas como
trabalhar, ou ler com as crianças... mas coloco coisas como consultas médicas,
fazer as compras, alguma visita que vou fazer, algum projeto novo a entregar,
etc.).
Quando o mês começa já
tenho minhas atividades a serem entregas, mas ao longo do tempo vou inserindo
(ou até tirando) os outros compromissos, tentando sempre trabalhar com as
mesmas categorias.
Pode não ser a opinião dos
profissionais, mas, eu diria que seguir essa técnica pode te ajudar a focar nas
coisas mais importantes mas, sendo bem realista, pode ser mais fácil para quem
já é minimamente organizado. Se sua vida é aquela loucura embaralhada essa pode
não ser a melhor opção pois você vai acabar sofrendo mais para se planejar do
que para executar.
3-
Método
3,2,1
Essa não é bem uma metodologia,
mas uma estratégia para criação de novos hábitos. É uma proposta para lidar com
o vilão da inércia (fundamental para gestão de tempo).
Basicamente é o seguinte:
Você vai criar um hábito
novo (e mesmo que doa, vai se esforçar para seguir apenas uma regra), quando
você tiver que fazer uma coisa conte 3,2,1 e FAÇA!
Você precisa contar 3,2,1 e ir, sem deixar para depois, sem
pensar melhor, sem preguiça (Observe que isso não vale para absolutamente tudo
ta... estou falando de tarefas diárias, não de comprar um carro ou mudar de
casa (rs).
·
Tem que lavar a louça: 3,2,1 vá lá e lave.
·
Tem que marcar um médico: 3, 2, 1 telefone
na mão discando!
·
Tem que destralhar o guarda roupa: 3,2,1
arrumando.
No começo ele é mais
difícil, claro que rola aquela preguiça ou aquela sensação de que não é prioridade
mas, a procrastinação é a responsável pela desordem da nossa vida! Então...
3,2,1...
Essa técnica eu ainda me
permito abandonar as vezes porque quando vejo que a atividade não precisa ser
feita naquela hora decido conscientemente deixa-la para depois, mas procuro me
policiar muito para não ser procrastinadora.
Enfim, existem muitas
técnicas que profissionais desse tema podem nos ensinar. Existem muitos livros,
e muito material disponível para te ajudar a ter uma vida mais organizada, mas,
nenhuma delas é tão importante quanto a força de vontade. Para se organizar,
você precisa primeiramente querer, decidir, fazer!
Existem muitos vídeos no
youtube que explicam mais detalhadamente essas e outras técnicas, indico que
você estude um pouquinho algumas delas para saber quais deseja usar. Abandone a sensação de que você se perdeu e
nunca mais vai conseguir se organizar na vida, mesmo que as vezes você “caia da
carroça” da uma acelerada e suba de novo.
Isso é possível para você
e é possível para sua casa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário