quarta-feira, 24 de maio de 2017

Gestão de Tempo: Como organizo minha rotina

Gente... esse blog mudou de endereço. Agora um lugar ainda melhor e mais bonito para todos nós... entra lá (www.sobresersupermulher.com) . Aproveita e segue (pode cadastrar seu e-mail e você receberá todas as novas notificações), compartilha e curti ... Toda semana uma reflexão nova.


Estou esperando vocês lá!!

****************************************************************************

Oi gente...

Como estão de semana ? A minha está mega corrida... apropriada para o tema de hoje: gestão de Tempo. Semana passada eu falei um pouquinho sobre como gerencio a agenda dos meus filhotes, hoje vou falar um pouquinho de como gerencio minha rotina.



Pra começar, quero fazer alguns alertas importantes para todas (e todos os que me leem também):

1-    PARE DE DIZER QUE VOCÊ NÃO TEM TEMPO!! O dia tem 24h para todos,  uma boa gestão do tempo não diz respeito a esticar o relógio já que isso não é possível, diz respeito a administração que você faz do tempo que tem!

2-    Em nome de Jesus, pare de culpar os outros pela sua falta de organização. Eu tenho arrepios quando vejo comentários  de rejeição e vitimismo sempre que o assunto é a administração do tempo... coisas do tipo: “isso seria lindo se eu não tivesse 8 filhos”, “eu trabalho o dia todo por isso não faço essas coisas”, “você só consegue porque tem seus pais por perto”, “ela é bonita assim porque não faz nada”, “se eu tivesse dinheiro também tiraria um tempinho pra mim”, “se meu filho fosse tranquilo eu estudava”.. etc...etc...etc! Aprenda uma coisa importante (e sua vida só vai mudar quando você entender e aceitar isso): A única pessoa responsável pelo status da sua vida é você mesma!!!


3-    Vão ter coisas que você não vai fazer porque não são prioridades, não porque você não tem tempo! Eu mesma queria fazer krav maga, mas não faço porque de noite eu prefiro ficar com meus filhos e depois que eles vão dormir eu prefiro estudar. Isso significa escolher prioridades e administrar meu tempo para atende-las. O que não é prioridade fica para outro momento e você não pode sofrer por isso.


4-    Aprenda a dar o seu melhor e entenda que isso tem que ser o bastante!  A pior coisa que pode acontecer a uma mulher (ou a qualquer ser humano na verdade) é se estabelecer uma ideia de perfeição que é inatingível. Sua casa não vai estar limpa sempre, seu cabelo não vai estar divino todos os dias, as vezes não vai dar para fazer as sobrancelhas. Se não dar tempo de ir ao salão e fazer unhas e sobrancelhas, faça unha essa semana e as sobrancelhas na semana que vem. Se você não pode limpar a casa toda, limpe um cômodo por dia, o importante é entender que nem tudo acontece como nas novelas da rede Globo... mas tudo bem, o importante é não se acomodar!

5-    Aprenda a seguir conselhos. Eu não sou melhor que você e você certamente não é melhor nem pior que ninguém. Mas as vezes não te custará testar ideias novas, seguir novos conselhos, fazer diferente. Saia dessa roupa de Gabriela (“Eu nasci assim, eu cresci assim, vou morrer assim”) e permita-se aprender novos meios... vai que numa dessas você encontra a solução para aquele seu problemão???

6-    Tenha uma agenda!

Eu fiz um post aqui em janeiro para falar sobre meu Planner (https://sobresersupermulher.blogspot.com.br/2017/01/como-fazer-um-bom-planejamentodicas-de.html).  Não precisa ser uma dessas, se você buscar no google vai achar vários modelos legais para estabelecer suas rotinas e administrar suas atividades diárias, semanais, mensais e até anuais. O importante é que quanto mais você organizar seu tempo, mais tempo terá para coisas novas. E quanto mais tempo você tiver, mais coisas vai fazer. E quanto mais coisas você fizer mais vai precisar administrar o tempo. E quanto mais necessidade você tiver de administrar o tempo, mais necessidade vai ter de contar com a ajuda de agendas ou listas para não deixar nada de fora. Além disso, com uma agenda você esvazia o hardware da sua cabecinha afinal, ninguém merece guardar a data dos aniversários, número de telefone, dias de médicos, etc.

Pronto... com posse dessas dicas vamos aos fatos.

Planejamento

Como vocês já sabem, eu uso uma agenda integrada... eu mesma montei o que facilita pois permite que eu anote as demandas da semana em todas as áreas, por exemplo:

  •  Trabalho: Anoto se tenho alguma reunião, se é semana de aula (porque também atuo como docente), quais são as entregas obrigatórias daquela semana e até o que posso começar caso sobre algum tempo.
  • Maternidade: Anoto se é meu dia de pegar as crianças na escola, se eles tem médico, vacina ou qualquer outra atividade como o aniversário de um coleguinha ou atividades escolares.
  • Pessoal:  Anoto as ações pessoais como o dia e horário do pilates e da fisioterapia, do salão de beleza, e quais capítulos de algum livro preciso terminar e até que dia da semana vou escrever para o blog.
  • Carreira: Anoto coisas ligadas aos estudos ou a outros cursos que eu esteja fazendo ou pretenda começar.
  •  Igreja: Tenho listadas as atividades que envolvem os trabalhos que realizou ou participo na igreja.


Rotina

Uma coisa que me ajuda muito é ter estabelecido uma rotina. Quando é necessário eu faço adaptações, não tenho a pretensão de transformar minha vida, ou minha casa em um quartel general, mas isso ajuda na garantia de que eu vá conseguir dar conta. Por exemplo... Toda segunda eu vou para o Pilates de 06h00 as 07h00, de terça a sexta vou correr de 05h00 as 06h00, todos os dias chego no trabalho entre 07h30 e 08h00, as quintas eu vou no salão fazer as unhas na hora do almoço, as sextas eu tenho fisioterapia e assim por diante... eu só dou conta de fazer tantas coisas porque organizo meu tempo e estabeleço dias e horários para tudo incluindo meu tempo livre, tempo de estudar, de assistir TV, de ficar com as crianças e o marido, tempo do devocional, etc.

Meta

Isso foi uma coisa que aprendi recentemente com meu amigo Arnaldo. Eu fiz para mim uma “Agenda da vida extraordinária” e nela eu listei tudo o que preciso fazer para ter a vida que quero ter. De nada adianta você administrar o tempo e conseguir fazer várias coisas se você não tem um objetivo com elas.

Escolhas

Uma coisa que eu faço para administrar o tempo são escolhas. Nem sempre da para fazer tudo, isso não seria humano (eu sou super mulher mas não sou mulher maravilha rsrsrs). Muitas vezes tenho que fazer escolhas entre ir no salão e ficar em casa com os meninos, escolher entre ir ao cinema e ficar em casa agarrada com meu maridinho, limpar a casa ou ir passear, ver TV ou passar um aspirador no chão, dormir depois do almoço ou ir lavar o cabelo... enfim... as escolhas não são sempre fixas... o importante é não ter neura!


No post da semana que vem vou trazer algumas dicas para ajudar a etapa de planejamento e monitoramento da rotina diária.. enquanto isso... conta pra mim como você faz para administrar seu tempo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário