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Estou esperando vocês lá!!
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Oi gente...
Como
estão de semana ? A minha está mega corrida... apropriada para o tema de hoje:
gestão de Tempo. Semana passada eu falei um pouquinho sobre como gerencio a
agenda dos meus filhotes, hoje vou falar um pouquinho de como gerencio minha
rotina.
Pra
começar, quero fazer alguns alertas importantes para todas (e todos os que me
leem também):
1-
PARE DE DIZER QUE
VOCÊ NÃO TEM TEMPO!! O dia tem 24h para todos,
uma boa gestão do tempo não diz respeito a esticar o relógio já que isso
não é possível, diz respeito a administração que você faz do tempo que tem!
2-
Em nome de Jesus,
pare de culpar os outros pela sua falta de organização. Eu tenho arrepios
quando vejo comentários de rejeição e
vitimismo sempre que o assunto é a administração do tempo... coisas do tipo: “isso
seria lindo se eu não tivesse 8 filhos”, “eu trabalho o dia todo por isso não
faço essas coisas”, “você só consegue porque tem seus pais por perto”, “ela é bonita
assim porque não faz nada”, “se eu tivesse dinheiro também tiraria um tempinho
pra mim”, “se meu filho fosse tranquilo eu estudava”.. etc...etc...etc! Aprenda
uma coisa importante (e sua vida só vai mudar quando você entender e aceitar
isso): A única pessoa responsável pelo status da sua vida é você mesma!!!
3-
Vão ter coisas que
você não vai fazer porque não são prioridades, não porque você não tem tempo!
Eu mesma queria fazer krav maga, mas não faço porque de noite eu prefiro ficar
com meus filhos e depois que eles vão dormir eu prefiro estudar. Isso significa
escolher prioridades e administrar meu tempo para atende-las. O que não é
prioridade fica para outro momento e você não pode sofrer por isso.
4-
Aprenda a dar o seu
melhor e entenda que isso tem que ser o bastante! A pior coisa que pode acontecer a uma mulher
(ou a qualquer ser humano na verdade) é se estabelecer uma ideia de perfeição
que é inatingível. Sua casa não vai estar limpa sempre, seu cabelo não vai estar
divino todos os dias, as vezes não vai dar para fazer as sobrancelhas. Se não
dar tempo de ir ao salão e fazer unhas e sobrancelhas, faça unha essa semana e
as sobrancelhas na semana que vem. Se você não pode limpar a casa toda, limpe
um cômodo por dia, o importante é entender que nem tudo acontece como nas
novelas da rede Globo... mas tudo bem, o importante é não se acomodar!
5-
Aprenda a seguir
conselhos. Eu não sou melhor que você e você certamente não é melhor nem pior
que ninguém. Mas as vezes não te custará testar ideias novas, seguir novos
conselhos, fazer diferente. Saia dessa roupa de Gabriela (“Eu nasci assim, eu
cresci assim, vou morrer assim”) e permita-se aprender novos meios... vai que
numa dessas você encontra a solução para aquele seu problemão???
6-
Tenha uma agenda!
Eu
fiz um post aqui em janeiro para falar sobre meu Planner (https://sobresersupermulher.blogspot.com.br/2017/01/como-fazer-um-bom-planejamentodicas-de.html). Não precisa ser
uma dessas, se você buscar no google vai achar vários modelos legais para
estabelecer suas rotinas e administrar suas atividades diárias, semanais,
mensais e até anuais. O importante é que quanto mais você organizar seu tempo,
mais tempo terá para coisas novas. E quanto mais tempo você tiver, mais coisas
vai fazer. E quanto mais coisas você fizer mais vai precisar administrar o
tempo. E quanto mais necessidade você tiver de administrar o tempo, mais
necessidade vai ter de contar com a ajuda de agendas ou listas para não deixar
nada de fora. Além disso, com uma agenda você esvazia o hardware da sua
cabecinha afinal, ninguém merece guardar a data dos aniversários, número de
telefone, dias de médicos, etc.
Pronto...
com posse dessas dicas vamos aos fatos.
Planejamento
Como
vocês já sabem, eu uso uma agenda integrada... eu mesma montei o que facilita
pois permite que eu anote as demandas da semana em todas as áreas, por exemplo:
- Trabalho: Anoto se tenho alguma reunião, se é semana de aula (porque também atuo como docente), quais são as entregas obrigatórias daquela semana e até o que posso começar caso sobre algum tempo.
- Maternidade: Anoto se é meu dia de pegar as crianças na escola, se eles tem médico, vacina ou qualquer outra atividade como o aniversário de um coleguinha ou atividades escolares.
- Pessoal: Anoto as ações pessoais como o dia e horário do pilates e da fisioterapia, do salão de beleza, e quais capítulos de algum livro preciso terminar e até que dia da semana vou escrever para o blog.
- Carreira: Anoto coisas ligadas aos estudos ou a outros cursos que eu esteja fazendo ou pretenda começar.
- Igreja: Tenho listadas as atividades que envolvem os trabalhos que realizou ou participo na igreja.
Rotina
Uma
coisa que me ajuda muito é ter estabelecido uma rotina. Quando é necessário eu
faço adaptações, não tenho a pretensão de transformar minha vida, ou minha casa
em um quartel general, mas isso ajuda na garantia de que eu vá conseguir dar
conta. Por exemplo... Toda segunda eu vou para o Pilates de 06h00 as 07h00, de
terça a sexta vou correr de 05h00 as 06h00, todos os dias chego no trabalho
entre 07h30 e 08h00, as quintas eu vou no salão fazer as unhas na hora do
almoço, as sextas eu tenho fisioterapia e assim por diante... eu só dou conta
de fazer tantas coisas porque organizo meu tempo e estabeleço dias e horários
para tudo incluindo meu tempo livre, tempo de estudar, de assistir TV, de ficar
com as crianças e o marido, tempo do devocional, etc.
Meta
Isso
foi uma coisa que aprendi recentemente com meu amigo Arnaldo. Eu fiz para mim
uma “Agenda da vida extraordinária” e nela eu listei tudo o que preciso fazer
para ter a vida que quero ter. De nada adianta você administrar o tempo e
conseguir fazer várias coisas se você não tem um objetivo com elas.
Escolhas
Uma
coisa que eu faço para administrar o tempo são escolhas. Nem sempre da para
fazer tudo, isso não seria humano (eu sou super mulher mas não sou mulher
maravilha rsrsrs). Muitas vezes tenho que fazer escolhas entre ir no salão e
ficar em casa com os meninos, escolher entre ir ao cinema e ficar em casa agarrada
com meu maridinho, limpar a casa ou ir passear, ver TV ou passar um aspirador
no chão, dormir depois do almoço ou ir lavar o cabelo... enfim... as escolhas
não são sempre fixas... o importante é não ter neura!
No
post da semana que vem vou trazer algumas dicas para ajudar a etapa de
planejamento e monitoramento da rotina diária.. enquanto isso... conta pra mim
como você faz para administrar seu tempo?
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