quarta-feira, 31 de maio de 2017

Gestão de Tempo: Ferramentas para se organizar

Gente... esse blog mudou de endereço. Agora um lugar ainda melhor e mais bonito para todos nós... entra lá (www.sobresersupermulher.com) . Aproveita e segue (pode cadastrar seu e-mail e você receberá todas as novas notificações), compartilha e curti ... Toda semana uma reflexão nova.


Estou esperando vocês lá!!

****************************************************************************

Oi gente...

Hoje faremos o quarto post da série “Gestão de Tempo” (4/5). Em breve vou publicar algumas outras dicas para acelerar nossa vida mas como uma série com mais que quatro temporadas perde o sentido, vamos encerrar essa em breve rs.

Hoje vou falar sobre algumas dicas de metodologia para que você possa administrar o seu tempo. Algumas das propostas que vou listar abaixo foram testadas pessoalmente por mim (testei muitos modelos até refinar para o que eu tenho hoje que é uma mistura de tudo), outras propostas me foram indicadas mas eu particularmente não testei, nesse caso, vocês podem consultar maiores detalhes na internet que com certeza tem todas as informações.


Primeiro vamos estabelecer (e repetir) algumas premissas importantes:

1-    Nem sempre o que da certo para mim dará certo para você, mas com certeza ABSOLUTA deve existir algum modelo para você. Basta procurar.
2-    Lembrem-se de que somos super mulheres mas não temos super poderes (pelo menos não os da Marvel) então, não adianta esperar que um modelo seja infalível... as vezes não vai dar para arrumar a casa, as vezes você vai esquecer o médico ou as vezes o cabelo vai ficar sem ser lavado por três dias (ou mais rsrsrs).
3-    A rotina não é do mal... muito pelo contrário... vida organizada sem rotina é bem difícil!
4-    Não interessa se você nunca foi organizada (aliás...cuidado com essas crenças limitantes), tudo na vida depende do seu querer.
5-    Pode ser que você não acerte de primeira, tente outra metodologia, pesquise mais a fundo sobre elas, faça as adaptações necessárias para sua vida e seu contexto.
6-    Como diria o filósofo Ryder “nenhum trabalho é tão grande e nenhum filhote é tão pequeno”(só as mães entenderão rsrsrsrsr)... ou seja... É POSSÍVEL!

Infelizmente não da para abrir nesse post uma explicação aprofundada de cada ferramenta, mas vocês podem colocar lá nos comentários quais vocês queriam entender melhor que eu faço depois outro posto sobre isso.

Vamos as dicas:

1-   AGENDA (testado)







Esse modelo é hoje o mais comum. Eu particularmente penei um pouco porque esquecia de olhar a agenda e dai esquecia dos compromissos (rs). Mas tem gente que ainda usa esse modelo e tem sucesso. A premissa aqui é você ir anotando seus compromissos diariamente e monitorando a realização de tudo. Existe o modelo tradicional da boa agenda de bolsa e o modelo mais tecnológico dos app’s ou da própria agenda do google (A agenda do google é meio que uma secretária virtual, ela dispara no celular seus compromissos e no tempo correto).

Ponto Questionável: A visão é diária o que dificulta o planejamento de longo prazo. Além disso, ela não separa os diferentes contextos da nossa vida, não da para priorizar atividades e nos da uma visão mais limitada.

2-   PLANNER (Testado e em uso)




O planner é basicamente uma agenda, todo mundo que me segue aqui sabe que eu utilizo essa ferramenta já faz algum tempo e super aprovo. Eu adoro fazer lista (acho que faço lista das listas rsrsrs), e sou além de visual, bastante cinestésica (gosto de pagar a agenda, de livros de papel, de revistas impressas, etc), então para mim funcionou bastante.

A diferença do planner e da agenda é basicamente a visualização. No planner você visualiza a semana/a quinzena e o mês e não o dia a dia. Além disso, você monta o planner conforme sua realidade e seus papeis.

Eu mesma faço os meus e administro as tarefas de todas as áreas da minha vida através dela. Anoto desde a demanda de organização do guarda-roupa até a data de entrega de um projeto grande ou as reuniões de trabalho, atividades da faculdade e compromissos relativos a maternidade. 

Uso a matriz de eisehower (que vou explicar no próximo post) quando vou planejar o mês e depois vou acompanhando as entradas e saídas que aconteçam. Fica um monte de coisas em uma coisa só rs.

Todos os dias começam com minhas rotinas diárias (meu ritual do acordar) e terminam com a leitura do meu planner para que eu saiba o roteiro da semana (e consequentemente do dia seguinte).

Ele me lembra dos meus compromissos e das minhas metas também, ou seja... um planejamento micro e macro da minha vida. Além disso é bem bonitinha srsrsr

Ponto questionável: Você precisa acompanhar! Se você não gosta de fazer ou seguir anotações do seu planejamento não vai funcionar. Segundo ponto, você tem que fazer o seu (e da um pequeno trabalho) porque se você for comprar o investimento é altíssimo porque elas são muito caras.


3-   FLY LADY (testado- uso alguns dos passos mas não todos)



Testei o Fly Lady quando eu estava de licença maternidade. Na minha opinião ele funciona bem quando você é dona de casa. (é um método tem 10 passos e 11 mandamentos para estabelecer uma rotina que te ajude e faça seu tempo sobrar).

Curti demais esse método.. super indico para você que não trabalha fora (mais trabalha muito). Talvez você não adote todos os passos (eu mesma não calçava os sapatos de manhã porque não ando calçada em casa), mas a maioria é bem interessante e, mais importante, são passos que aumentam sua produtividade comprovados cientificamente.

Eu não vou descrever o método todo aqui... tem muito material na internet que da dicas de como adotar o método, se você quiser entender mais pode deixar ai nos comentários que discutimos a respeito. Só vou listar algumas características básicas:

1-    O método divide sua casa por zonas, isso facilita muito porque não é humanamente possível você faxinar a casa todo dia, manter a organização, se arrumar, cozinhar, escrever, estudar.... tudo todo dia não dá!



2-    O método indica intervalos de 15” para cada atividade. Acho isso super legal pois otimiza o tempo (eu só usava outro time... marcava 25” como na técnica pomodoro- que vou explicar no próximo post).
3-    Crie duas rotinas. Crie uma rotina para a manhã e uma para noite e siga esse padrão diariamente até que se torne um hábito.
4-    O método funciona na premissa de hábitos! Rotina!

Também entrei recentemente em um grupo de wattssap que troca dicas do método diariamente, e isso ajuda bastante.

Ponto questionável: Vejo gente dizer que a técnica mudou todas as áreas da sua vida mas, isso no que diz respeito a criação de hábitos que te tornam mais eficaz, porque na verdade mesmo, eu só vejo funcionando na vida doméstica em geral (vida conjugal, maternidade, cuidado com as casas e coisas do tipo), se você tem um trabalho remunerado não vejo muita aplicabilidade na técnica completa (Mas sem dúvidas algumas regras você pode e deve adotar para a vida).

5-   EVERNOTE (Testado)




O evernote é um aplicativo que funciona diretamente ligado na internet (gratuito), então você salva suas demandas e pode acessar de um celular, computador, tablete, etc.
Ele é um programa relativamente simples destinado a organização de uma forma geral. Você salva “cadernos” e consegue anotar as demandas de cada área da sua vida (um caderno profissional, um caderno maternidade, caderno fitness etc.), existem Tags (etiquetas) que te permitem anotar tudo ao longo do dia, você marca alertas, e ainda categoriza as atividades, sincroniza com computador, você salva imagens, etc.
Se você gosta de lidar com a tecnologia ele é massa, baixe o aplicativo no seu celular e teste.
Ponto questionável: Ele é bem mais útil para quem gosta de lidar com tecnologia mas pra quem gosta de papel, de rabiscar, para os cenestésicos ele não funciona muito bem. Além disso, você precisa de internet para que ele funcione bem.

6-   TRELLO  (Não Testado)


Essa ferramenta também é eletrônica  e serve para gerenciamento de tarefas, eu particularmente não testei (até criei o login mas desisti na parametrização) mas um amigo que uso me indicou, ele faz tudo nessa ferramenta e me fez excelentes propagandas.
 O Trello é um site que pode ser acessado dos principais navegadores – não é necessário qualquer tipo de instalação  e é gratuito (observe para acessar a versão em português).
Como no evernote, aqui você vai fazer os diferentes “Boards”, que são quadros que reúnem diversas listas e informações (como os cadernos do evernote).  Nos dois casos o melhor é você entrar e navegar para ver se consegue se identificar com a ferramenta.
Ponto questionável: Acho que ele funciona melhor para trabalhos colaborativos e profissionais... deu muito trabalho parametrizar ele para os muitos papeis do universo feminino (acabei desistindo rs) . Além disso, alguns recursos só são disponíveis na versão paga e é preciso estar on line.

7-   AGENDA DA VIDA EXTRAORDINÁRIA (testada e em uso no meu planner)


Essa técnica me foi indicada por um excelente profissional coaching. Consiste em uma lista agendada de todas as atividades que você precisa cumprir para ter uma “vida extraordinária”. Quem defini o que deve estar na sua lista é você, mas, uma vez definido, você prepara uma rotina para garantir que nada fique de fora.

Eu usei por um tempo (hoje não uso mais nesse formato), quando fiz o meu planner de 2017 já inclui essas “regras” no planner e deixei de usar a lista.

Essa lista acima eu mesma criei no Excel, eu imprimia e a medida que ia terminando as coisas eu ia ticando. Anotava também os ganhos de cada mês. Essa técnica é muito interessante e posso garantir que funciona porque você não deixa de fazer tudo o que quer fazer na sua vida... com isso, consegue tempo para tudo.

Essa técnica é mais uma metodologia pois funciona bem com qualquer aplicativo ou agenda. A única regra é não deixar nada de fora... você começa pela lista e depois arruma um tempo para tudo.

Ponto questionável: Ela só funciona bem para quem é muito comprometido e pragmático pois as coisas são minunciosamente cronometradas (se não você não da conta de fazer todas).




O nosso último post será sobre as metodologias para priorizar atividades ou para focar em cada uma de maneira a ser mais eficaz.

Não deixe de curtir e compartilhar.


Vamos nos organizar afinal, o dia tem 24h para todas nós!!!

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Gestão de Tempo: Como organizo minha rotina

Gente... esse blog mudou de endereço. Agora um lugar ainda melhor e mais bonito para todos nós... entra lá (www.sobresersupermulher.com) . Aproveita e segue (pode cadastrar seu e-mail e você receberá todas as novas notificações), compartilha e curti ... Toda semana uma reflexão nova.


Estou esperando vocês lá!!

****************************************************************************

Oi gente...

Como estão de semana ? A minha está mega corrida... apropriada para o tema de hoje: gestão de Tempo. Semana passada eu falei um pouquinho sobre como gerencio a agenda dos meus filhotes, hoje vou falar um pouquinho de como gerencio minha rotina.



Pra começar, quero fazer alguns alertas importantes para todas (e todos os que me leem também):

1-    PARE DE DIZER QUE VOCÊ NÃO TEM TEMPO!! O dia tem 24h para todos,  uma boa gestão do tempo não diz respeito a esticar o relógio já que isso não é possível, diz respeito a administração que você faz do tempo que tem!

2-    Em nome de Jesus, pare de culpar os outros pela sua falta de organização. Eu tenho arrepios quando vejo comentários  de rejeição e vitimismo sempre que o assunto é a administração do tempo... coisas do tipo: “isso seria lindo se eu não tivesse 8 filhos”, “eu trabalho o dia todo por isso não faço essas coisas”, “você só consegue porque tem seus pais por perto”, “ela é bonita assim porque não faz nada”, “se eu tivesse dinheiro também tiraria um tempinho pra mim”, “se meu filho fosse tranquilo eu estudava”.. etc...etc...etc! Aprenda uma coisa importante (e sua vida só vai mudar quando você entender e aceitar isso): A única pessoa responsável pelo status da sua vida é você mesma!!!


3-    Vão ter coisas que você não vai fazer porque não são prioridades, não porque você não tem tempo! Eu mesma queria fazer krav maga, mas não faço porque de noite eu prefiro ficar com meus filhos e depois que eles vão dormir eu prefiro estudar. Isso significa escolher prioridades e administrar meu tempo para atende-las. O que não é prioridade fica para outro momento e você não pode sofrer por isso.


4-    Aprenda a dar o seu melhor e entenda que isso tem que ser o bastante!  A pior coisa que pode acontecer a uma mulher (ou a qualquer ser humano na verdade) é se estabelecer uma ideia de perfeição que é inatingível. Sua casa não vai estar limpa sempre, seu cabelo não vai estar divino todos os dias, as vezes não vai dar para fazer as sobrancelhas. Se não dar tempo de ir ao salão e fazer unhas e sobrancelhas, faça unha essa semana e as sobrancelhas na semana que vem. Se você não pode limpar a casa toda, limpe um cômodo por dia, o importante é entender que nem tudo acontece como nas novelas da rede Globo... mas tudo bem, o importante é não se acomodar!

5-    Aprenda a seguir conselhos. Eu não sou melhor que você e você certamente não é melhor nem pior que ninguém. Mas as vezes não te custará testar ideias novas, seguir novos conselhos, fazer diferente. Saia dessa roupa de Gabriela (“Eu nasci assim, eu cresci assim, vou morrer assim”) e permita-se aprender novos meios... vai que numa dessas você encontra a solução para aquele seu problemão???

6-    Tenha uma agenda!

Eu fiz um post aqui em janeiro para falar sobre meu Planner (https://sobresersupermulher.blogspot.com.br/2017/01/como-fazer-um-bom-planejamentodicas-de.html).  Não precisa ser uma dessas, se você buscar no google vai achar vários modelos legais para estabelecer suas rotinas e administrar suas atividades diárias, semanais, mensais e até anuais. O importante é que quanto mais você organizar seu tempo, mais tempo terá para coisas novas. E quanto mais tempo você tiver, mais coisas vai fazer. E quanto mais coisas você fizer mais vai precisar administrar o tempo. E quanto mais necessidade você tiver de administrar o tempo, mais necessidade vai ter de contar com a ajuda de agendas ou listas para não deixar nada de fora. Além disso, com uma agenda você esvazia o hardware da sua cabecinha afinal, ninguém merece guardar a data dos aniversários, número de telefone, dias de médicos, etc.

Pronto... com posse dessas dicas vamos aos fatos.

Planejamento

Como vocês já sabem, eu uso uma agenda integrada... eu mesma montei o que facilita pois permite que eu anote as demandas da semana em todas as áreas, por exemplo:

  •  Trabalho: Anoto se tenho alguma reunião, se é semana de aula (porque também atuo como docente), quais são as entregas obrigatórias daquela semana e até o que posso começar caso sobre algum tempo.
  • Maternidade: Anoto se é meu dia de pegar as crianças na escola, se eles tem médico, vacina ou qualquer outra atividade como o aniversário de um coleguinha ou atividades escolares.
  • Pessoal:  Anoto as ações pessoais como o dia e horário do pilates e da fisioterapia, do salão de beleza, e quais capítulos de algum livro preciso terminar e até que dia da semana vou escrever para o blog.
  • Carreira: Anoto coisas ligadas aos estudos ou a outros cursos que eu esteja fazendo ou pretenda começar.
  •  Igreja: Tenho listadas as atividades que envolvem os trabalhos que realizou ou participo na igreja.


Rotina

Uma coisa que me ajuda muito é ter estabelecido uma rotina. Quando é necessário eu faço adaptações, não tenho a pretensão de transformar minha vida, ou minha casa em um quartel general, mas isso ajuda na garantia de que eu vá conseguir dar conta. Por exemplo... Toda segunda eu vou para o Pilates de 06h00 as 07h00, de terça a sexta vou correr de 05h00 as 06h00, todos os dias chego no trabalho entre 07h30 e 08h00, as quintas eu vou no salão fazer as unhas na hora do almoço, as sextas eu tenho fisioterapia e assim por diante... eu só dou conta de fazer tantas coisas porque organizo meu tempo e estabeleço dias e horários para tudo incluindo meu tempo livre, tempo de estudar, de assistir TV, de ficar com as crianças e o marido, tempo do devocional, etc.

Meta

Isso foi uma coisa que aprendi recentemente com meu amigo Arnaldo. Eu fiz para mim uma “Agenda da vida extraordinária” e nela eu listei tudo o que preciso fazer para ter a vida que quero ter. De nada adianta você administrar o tempo e conseguir fazer várias coisas se você não tem um objetivo com elas.

Escolhas

Uma coisa que eu faço para administrar o tempo são escolhas. Nem sempre da para fazer tudo, isso não seria humano (eu sou super mulher mas não sou mulher maravilha rsrsrs). Muitas vezes tenho que fazer escolhas entre ir no salão e ficar em casa com os meninos, escolher entre ir ao cinema e ficar em casa agarrada com meu maridinho, limpar a casa ou ir passear, ver TV ou passar um aspirador no chão, dormir depois do almoço ou ir lavar o cabelo... enfim... as escolhas não são sempre fixas... o importante é não ter neura!


No post da semana que vem vou trazer algumas dicas para ajudar a etapa de planejamento e monitoramento da rotina diária.. enquanto isso... conta pra mim como você faz para administrar seu tempo?


quarta-feira, 17 de maio de 2017

Gestão de Tempo: Como eu organizo a rotina dos meus filhos

Gente... esse blog mudou de endereço. Agora um lugar ainda melhor e mais bonito para todos nós... entra lá (www.sobresersupermulher.com) . Aproveita e segue (pode cadastrar seu e-mail e você receberá todas as novas notificações), compartilha e curti ... Toda semana uma reflexão nova.


Estou esperando vocês lá!!

****************************************************************************


Decidi iniciar essa semana uma série de posts com minhas experiências para administrar minha vida mega corrida e ocupada. Como todas sabem eu trabalho (período integral), estudo, dou aula, tenho dois filhos, um marido, tenho compromissos com a igreja, com o blog, etc...etc...etc...  A única forma de garantir que nada (ou pelo menos quase nada) fique prejudicado, é criar uma boa rotina e ter disciplina na organização dela e cumprimento dela.


Vou falar em outro post sobre como eu administro minha agenda, mas este em especial, será para falar como eu estou criando esse mesmo hábito nos meus filhos.

Eu sempre fui relativamente organizada, depois da maternidade  eu passei a pegar mais leve com algumas regras mas, criança precisa de rotina, de hábito! Se você não construir nos seus filhos o aprendizado sobre a importância de ser organizado, cumprir com seus compromisso, aprender a esperar a hora certa de cada coisa, então, no futuro, eles não conseguirão  administrar essas situações. Além disso, criança não pode fazer o que quer na hora que quer. Quem decide as regras da casa são os pais!


Desde o inicio do ano eu decidi começar a trabalhar o planejamento diário com meus pequenos. Isso foi importante mesmo eles sendo novinhos porque eles são bem ansiosos e cheios de energia (rs) e precisam acompanhar junto comigo o planejamento que os envolve. Essa decisão ajuda inclusive a deixar mais claro para eles o compromisso que devem ter com suas atividades.

A Laurinha tem uma participação maior nesse quadro porque já consegue entender melhor essas regras, o Miguelzinho por enquanto ainda não tem nenhum rigor, pois é muito novinho e só quer mesmo comer, dormir e brincar rsrsrs.

Eu pensei inicialmente em fazer um quadro diário (manhã/tarde/noite). Esse modelo é excelente para criar rotina na sua casa e estabelecer pequenas regras que as crianças precisam (horário de brincar, estudar, TV, etc.).  Você pode montar de acordo com sua realidade e só precisa definir as regras a serem seguidas (como no modelo abaixo que achei na internet).


  
Embora seja um modelo bem interessante, não funcionou para mim porque eu não fico em casa durante o dia e não consegui impor e garantir o cumprimento das regras sem estar lá para monitorar (se você tem esse privilégio, essa pode ser uma boa opção).

Mudei então para o modelo mensal onde eu indico as atividades de cada dia e ao final do dia, ela vai marcando na agenda (que fica colada no armário dela) os dias que acabam. Isso permite que ela acompanhe o desenrolar da semana e ajuda no entendimento de situações como a ausência dos pais (ela sabe que naqueles dias mamãe e papai precisam ir trabalhar), compromissos específicos (no caso da Laurinha, ela faz natação e monitora na agenda se é dia de natação ou não), dias de médico, etc.


O que eu faço é salvar um calendário (que peguei na internet) e colocar nos dias certos já as imagens que façam ela entender o compromisso (Eu uso imagens porque a Laurinha ainda não sabe ler e quero que ela possa monitorar sua agenda sozinha). Além disso, eu imprimo uma folha com imagens e deixo de reserva. Caso alguma atividade mude eu recorto a figura e colo com ela.


Priorizo acompanhar o calendário com ela todos os dias seja de manhã, para ela saber em que dia estamos ou pela noite para ela saber que dia está acabando, mas, quando não consigo fazer isso em nenhum horário no dia seguinte nós marcamos o que passou... aos poucos, ela precisa cada vez menos de mim para acompanhar o dia a dia.

Tanto o calendário, quanto as imagens eu peguei na internet, mas, se você desejar o template das duas coisas me deixa uma mensagem com seu e-mail que eu envio. De qualquer forma, tem uma infinidade de modelos disponíveis na rede... olhem esses que legais:






As vezes eu vejo mamães justificarem que “não é tão fácil assim”. De fato não é mesmo. Só funciona para mim porque eu aplico a regra da organização na minha vida como um hábito. Mesmo assim, as vezes alguma coisa sai do trilho e eu preciso retomar o percurso. Mas, se da certo para mim, pode acreditar que também dá para você!


E você? Como cria as rotinas da sua casa? 

domingo, 14 de maio de 2017

Feliz dia das mães

E chegou o dia das mães...



Você com certeza já recebeu algumas parabenizações... sem dúvida muitas mensagens no whatsapp, repetidos cartões no facebook ou instagram. Sobram palavras nesse dia, mas na verdade, a maternidade é algo a ser comemorado todos os dias.

Não é sobre ganhar presentes, não é sobre abraços carinhosos (embora eles sejam ótimos), não é sobre um almoço especial em família, restaurantes lotados, floriculturas fazendo entregas, shoppings abarrotados. O dia das mães é sobre o privilégio de sentir um amor capaz de rasgar o coração sem doer. Um amor que cria laços eternos e sinceros.

Eu tive o privilégio de ter uma mãe MARAVILHOSA. A quem devo muitos aprendizados e por quem sinto um amor incondicional e assustador. Mas não tenho dúvidas de que dei muito trabalho (rs) e só aprendi mesmo o que significava para ela cada dia das mães quando passei a comemorar os meus.

O dia de hoje é sobre a alegria de entender um sentimento que só descobrimos com a maternidade. Só tenho em meu coração gratidão, gratidão a Deus por ter minha mãe, gratidão a Deus por ser mãe. Só gratidão!!

Vou deixar aqui uma música que tenho ouvido bastante nesses dias, e concordo que ela realmente reflete esse sentimento!


Feliz dia das mães!!



Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti
É sobre desde cedo aprender a reconhecer a sua voz
É sobre o amor infinito que sempre existiu entre nós
É saber que você está comigo nos momentos
que eu mais preciso pra me acompanhar
Então fazer valer a pena
cada verso daquele poema sobre o que é amar

Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu
É ver que você me ajudou a trilhar cada caminho meu
É sobre ter abrigo e fazer morada no seu coração
E se eu precisar você sempre irá estender sua mão
A gente já passou por tudo
qual seria a graça da vida sem você aqui
Pra ser o meu porto seguro
o presente que a vida me deu logo que eu nasci

Não é sobre tudo o que seu dinheiro é capaz de comprar
E sim sobre cada momento que juntas podemos passar
Contigo aprendi que o mais importante é ser do que ter

E pelo que eu me tornei só tenho a te agradecer

Você me segurou no colo, sorriu, entendeu
Realmente o que era amar
E eu desde o primeiro dia tão pequena
Já soube que em ti podia confiar

E eu desde o primeiro dia tão pequena
Já soube que em ti podia confiar

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Ao meu little boy

Oh tempo... manera aí na velocidade... eu não estou com pressa!!



Dá para acreditar nisso? Há exatamente 02 anos meu menino, meu little boy veio ao mundo.
Nem preciso fechar os olhos para lembrar daquela sensação... Primeiro o estresse do pré-parto (a dorzinha leve e $%&*¨), depois o nervoso de não ouvir o chorinho e finalmente o alivio de perceber que ele estava bem.
Há exatamente dois anos nossa casa se encheu ainda mais de alegria e de energia. Dobrou a bagunça, dobraram as risadas, os gritos agudos e a sensação de que o mundo cabe todinho dentro dos nossos corações.

Em alguns anos ele vai ser um homem lindo, bondoso, amoroso, decidido, sensível e amigo de Deus. Ele vai marcar o mundo e conquistar espaços pouco explorados.  Mas realmente espero que sempre haja um espacinho pra mamãe coruja aqui.
Parabéns meu pequeno!!!