quinta-feira, 22 de setembro de 2016

A importância do Dia da Família

Algumas meninas tem pedido pra eu falar um pouco mais sobre o meu “Dia da Família”. Eu infelizmente não me sinto apta para dar as dicas de passeios e atividades que me pediram (pra falar a verdade vivo buscando ajuda com isso). Mas, vou dizer mais ou menos como eu faço e os canais que utilizo e vocês podem contribuir dando dicas aqui nos comentários ou no face como já tem feito.

Lá em casa existe o “dia da família” que é todos os sábados (de vez em quando acontece de eu ou o Rubem precisarmos fazer alguma coisa pessoal ou profissional nesse dia, mas evitamos ao máximo, e se precisamos estudar ou trabalhar sempre separamos um pequeno horário para essa negociação). A Laurinha já incorporou na rotina dela, tanto que, vai chegando o final de semana e ela vai perguntando todos os dias em que dia estamos (rs).

O dia da família é o dia em que estamos juntos, pensamos na atividade a ser feita com foco em atender toda a família (mas principalmente os filhos), saímos juntos, fazemos todas as refeições juntos, enfim. Ensinamos aos nossos filhos que para nós, é importante estarmos juntos. Claro que, ao longo da semana temos momentos juntos (menos do que gostaríamos, mas não há dor por isso), mas o dia da família tem uma áurea diferente para todos nós.

Tanto eu como o Rubem entendemos que esse dia é meio que intocável porque é o momento em que mais nos dedicamos integralmente aos nossos filhos com atividades que preferenciam eles. Neste sábado fomos ao Parque da Cidade para um piquenique e eles amaram... olhem ai as fotos:










Sobre os canais:

Eu consulto sempre o site http://www.pequenopolisba.com.br/ (que super indico), você pode também curtir a página do facebook deles. O canal te ajudará a ficar por dentro de todos os eventos, pagos ou gratuitos que destinam-se a diferentes faixas etárias mas sempre tem alguma coisa dentro da sua possibilidade. Um outro lugar que eles amam são os parques fechados dos shoppings (Tipo Game Station ou Playland) que é uma excelente opção quando está chovendo. Existem outras opções de parques e praças em Salvador (não muitas), mas você pode buscar no site que indiquei os dias em que haverá algum tipo de programação neles.

Se por algum motivo nós não vamos sair durante o dia (geralmente porque temos alguma programação na noite), então vamos no parquinho, conversamos, brincamos em casa, o importante é estarmos juntos!

É fato que, nos dias atuais, temos desejado que as horas passem mais devagar (eu tenho quase certeza que meu dia não tem mais 24h... aconteceu alguma coisa com esse relógio). Andamos tão atarefados com demandas pessoais e profissionais que não parece haver possibilidade de atender a todas as expectativas que envolvem a criação de filhos ou a continuidade de uma família, mas, não é possível garantir sucesso neste projeto, se não há dedicação a ele!

Eu não estou dizendo que é fácil trabalhar o dia todo, e ainda ter tempo para filhos, marido, beleza, estudos, etc...etc...etc... mas lembrem-se de que aqui não defendemos o argumento de que a mulher tem que ser “mulher maravilha”, defendemos o direito de sermos felizes com nossas decisões, mas nossas decisões não podem, de maneira nenhuma, prejudicar a existência de nossa família. Se você não tem um tempo para sua família, viverá o conflito de se realizar como profissional ou mulher em detrimento total da sua família.

Se você comunga comigo da premissa de que sua família é seu maior patrimônio, precisa entender que não pode deixar a dedicação a este projeto para depois! Não caia nessa conversa de que não importa a quantidade de tempo e sim a qualidade (frase muito defendida por quem dedica pouco tempo para a família), não há como haver qualidade de tempo se não houver tempo! De fato, ele não precisa ser grande, mas não pode ser o que sobra do seu dia ou da sua semana.

Não importa a idade de seus filhos (porque mesmo adolescentes e jovens, permanecem sendo seus filhos e você permanece ensinando a eles o que influenciará toda a história de vida deles). Também não adianta nada tentar compensar a falta de tempo e atenção com presentes, dinheiro ou passeios caros. Tudo isso perderá o sentido, só o que vai contar no final, serão os momentos que você passou em família, as lições de união e unidade que você deu aos seus filhos, as memórias dos momentos juntos, as lembranças de cada riso, de cada ensinamento, de cada gesto.

Pode ser um dia juntos em casa apenas assistindo desenhos, um jogo de tabuleiro desfrutado juntos, a leitura de um livro, um projeto manual, um passeio, enfim... Existem muitas possibilidades, mas precisa haver constância das suas ações. Não é quando der tempo, é com continuidade!

Se eu te perguntar porque você não tem um "Dia da Família" não pense em uma desculpa (Da mais trabalho inventar desculpas do que agir!). Pare de inventar desculpas para a falta de tempo dedicado a sua família. Mesmo que você mãe, passe a semana inteira ao lado de seus filhos, não é disso que estou falando, mas do momento na agenda em que vocês dedicam-se uns aos outros.  Nesse dia, dedique-se com toda atenção e vontade para que todos tenham o mesmo comprometimento. E apague definitivamente do seu vocabulário a  expressão “eu não tive tempo”. Entenda que o problema não é a falta de tempo e, sim, a falta de priorização, de foco na sua família. Lembre-se de que a super mulher não é procrastinadora! 


E ai, Qual é o seu DIA DA FAMÍLIA???



“Se falta de tempo realmente fosse uma justificativa para não realizar seus projetos, somente os desocupados teriam sucesso”. Flávio Augusto



Se você curtiu esse texto, não deixe de compartilhar e de nos seguir! :) 

http://sobresersupermulher.blogspot.com.br/

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O que não te dizem no chá de bebê!

Gente... esse blog mudou de endereço. Agora um lugar ainda melhor e mais bonito para todos nós... entra lá (www.sobresersupermulher.com) . Aproveita e segue (pode cadastrar seu e-mail e você receberá todas as novas notificações), compartilha e curti ... Toda semana uma reflexão nova.


Estou esperando vocês lá!!

****************************************************************************
Se você é mãe, vai concordar comigo que não há maior investimento do que aquele que fazemos em nossos filhos. A partir do momento em que eles nascem, ou melhor, do simples “positivo” Beta hCG em diante, nossa vida passa a ser um círculo de dedicação, abnegação e sacrifícios em favor deles.

Para nós, isso não representa um peso (o que uma pessoa que não é mãe não consegue entender), é um prazer, nem por isso, deixa de ser relevante pensar que toda a energia, todo tempo, todo dinheiro, tudo o que dedicamos a eles, para nós é um investimento!

Justamente, por ser um investimento, temos expectativas. Mesmo que com nossa boca declaremos que não esperamos nada em troca, que é incondicional, claro que nosso coração deseja que isso se reverta em filhos bem criados, obedientes, bem sucedidos, etc...

O que ninguém te diz no chá de bebé, é que infelizmente, nenhum investimento desses tem garantia de retorno. Absolutamente nada do que fazemos assegura que não vão se rebelar, nada pode assegurar a lealdade e sucesso deles.



Graças a Deus eu e meu esposo temos ensinado nossos filhos que somos amigos deles, o que queremos, é que em qualquer fase da vida, eles tenham em casa a referência de como agir, do que fazer, de como ser.  Mas claro que não temos filhos perfeitos, sabe porquê? PORQUE NÃO EXISTEM FILHOS PERFEITOS.

Não espere que seus filhos se comportem como crianças ou adolescentes de novela, protagonistas de uma história que de tão perfeita se mostra impossível. Ao mesmo tempo, não pense que seus filhos estão perdidos se, estão na fase que mais desafia sua paciência e domínio próprio!! Talvez não tenham te dito isso no chá de bebê, mas esses momentos vão existir!

Algumas pessoas fazem comentários comigo sobre o Miguel que, tem se mostrado uma criança com uma personalidade um pouco mais forte (rsrsr). Para ser sincera, as vezes eu me incomodo sim que as pessoas esperem do meu filho atitudes padronizadas em razão do comportamento da irmã, ou de qualquer outra criança. Me incomoda também, que alguns esperem de mim atitudes e comportamentos de uma “mãe maravilha”, o que eu claramente não sou! Pelo contrário, a educação de meus filhos é uma jornada de aprendizado para eles e principalmente, é uma jornada de aprendizado para mim.

Meu filho chora sim, ele faz bagunça no restaurante, grita em público, e sim, ele está bem dramático (espero em Deus que isso seja temporário rs), claro que eu não acho isso bom, mas sei que educar uma criança é um trabalho, ou melhor, é O trabalho mais complexo que podemos ter, as vezes, isso vai ser desgastante, pode ser cansativo, e infelizmente, pode ser que erremos em algum momento, porque também somos imperfeitas, mas Deus nos ensina a tolerância, quando Ele nos perdoa e ama mesmo depois de tanta desobediência e rebeldia. E por isso, eu sei que ser uma boa mãe, tem a ver com tolerância e amor, e não com conhecimentos que me permitam escrever um livro sobre educação doméstica!

Contudo, é preciso refletir com atenção, pois aceitar que seus filhos podem ser sempre desobedientes ou rebeldes é um erro. Nossos filhos são  prioridade em nossas vida, e o melhor que podemos dar a eles é nossa amizade, nosso exemplo, nossa disciplina, nossos conselhos, nossa presença, e ensinamentos de Deus, ensinamentos de amor. Se você garantir que tenham isso, não precisa se desesperar. Nossos filhos não são bem comportados sempre, nossos filhos não vieram com manual de instruções e aprendemos a cada dia como ensiná-los. Além disso, o que podemos fazer é orar e esperar em Deus que seja o suficiente!

Existem inúmeras literaturas com uma infinidade de conselhos sobre a educação de filhos, existem até "encantadoras de bebês". Mas nada disso será suficiente para te garantir sucesso. Ensinar valores aos seus filhos preconiza que você tenha tais valores. Mal criar um filho acontece a medida que desistimos das batalhas que fazem parte do desafio de educar. Acontece quando faltam parâmetros que devem ser dados aos nossos filhos. Se você está se perguntando “o que eu fiz de errado?” tenha cautela nas cobranças que se faz. Lembre-se que o investimento feito nos seus filhos não tinha uma cláusula anti-prejuízos.

Mas sim, a única garantia mais próxima do sucesso que você poderá chegar é a amizade e cumplicidade com seus filhos. Não ache que sua obrigação é apenas sustenta-los, alimentá-los e garantir que sejam alfabetizados. Seu papel é ser amiga deles, ensinar valores, ensinar o caminho certo, ensinar o amor, pois só isso garantirá que te ouvirão quando o primeiro instinto for o de te desobedecer.

E tenha calma. A maternidade não é fácil (talvez não tenham te dito isso no chá de bebê). Apenas pense que ao guiarmos nossos filhos nessa jornada que é a vida, pode ser que em algum momento eles fiquem perdidos. Algumas vezes, caberá a você pará-lo e orientá-los sobre o caminho certo (e ele só te ouvirá se confiar em você), depois disso, você só poderá deixar seu coração e braços abertos para recebe-los. Enfim... esse trabalho NUNCA TERMINA!

...”O Senhor determinará que a benção esteja em teus celeiros e em tudo o que colocares a mão, e te abençoará na terra que te dá o Senhor, teu Deus. (DT 28:8).


#Ficaadica

Se você curtiu esse texto, não deixe de compartilhar e de nos seguir! :)

http://sobresersupermulher.blogspot.com.br/



quarta-feira, 14 de setembro de 2016

10 Segredos da Mulher Poderosa

Felizmente, ser uma mulher “Poderosa” não envolve apenas um atributo. Um make legal, roupas e acessórios lindos impressionam, mas não bastam para mostrar ao mundo do que você é capaz.



Em primeiro lugar, ser Poderosa não envolve ser feminista, como também não é sinônimo de ser beata!!! Não envolve “poder” maior que o de ninguém (seja lá qual for o poder que você almeja ter). Você não é poderosa porque tem um carro legal, não é poderosa proque tem mais tempo de igreja, não é poderosa porque mora em um lugar bacana, não é poderosa porque tem mais dons que outras, não é poderosa porque tem cargos importantes onde quer que seja, muito menos há poder em você porque é mais santa ou menos santa que ninguém.

Mas pasmem... é possível ser poderosa com atitudes que muitas vezes, você nem percebe. Envolve mais questões ligadas ao seu caráter, sua imagem de sí mesma, sua força interior! 

Embora, na minha visão, eu ainda tenha muito a caminhar, fiz um compendio de atitudes que, formam uma mulher poderosa... você concorda com eles?

1-   AUTO ESTIMA SEMPREEEEEEEEE!

Ser confiante consigo mesma, se amar, gostar do que se é, são atitudes que sem dúvida marcam uma mulher poderosa. Aquela que não anda com ombros abaixados, aquela que mostra se sentir segura. Ninguém vai acreditar em você se você mesma não se der crédito!!

2-   A MULHER QUE SE AMA SE CUIDA!

Não ter tempo para se cuidar, pois está muito atarefada cuidando dos outros, da casa, do trabalho... não faz de você uma mulher poderosa! Se sua agenda lotada faz com que você não tenha tempo para cuidar de você, não cuidar de você pode te impedir de ter uma agenda lotada!

3-   A MULHER PODEROSA NÃO TEM TEMPO PARA FALAR DOS OUTROS!

Essa sem dúvida é uma característica que merece estar entre as “top five”! Uma mulher poderosa é em primeiro lugar uma dama e, fofoca, é uma coisa que sem dúvida não combina com uma dama!  As  fofoqueiras, aliás, os fofoqueiros (porque isso não é uma característica feminina) falam dos erros ou defeitos dos outros, ou revelam detalhes sobre a vida alheia. Mesmo se não tiverem má intenção, ainda é fofoca, ainda é feio, ainda é inadmissível!!

4-   A MULHER PODEROSA NÃO AUMENTA PONTO NENHUM

Já ouviu falar que “quem conta um conto aumenta um ponto”? É um ditado que demonstra como histórias que começam pequeninas podem tornar-se lendas sobre alguém. Uma mulher poderosa não faz dos outros, vítimas da sua língua! Não inventa, nem aumenta nada sobre a vida de ninguém! Não leva pra frente histórias que não são verdadeiras.  “O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21:23).

5-   A MULHER PODEROSA É EDUCADA

 Educação vem e berço, isso é verdade, mas não significa status social! Mesmo que seja difícil, uma mulher poderosa não deixa que seus problemas a transformem em uma pessoa intragável!  Ser educada envolve tratar os outros como eles gostariam de ser tratado (e não como você gostaria de ser tratada!).

6-   UMA MULHER PODEROSA NÃO DA PITI

 Ser desiquilibrada, descompensada, sem dúvida não é característica de uma mulher poderosa, isso é sinal de fraqueza. Não confunda ser descompensada com ser sincera! Seja sincera, não seja falsa ou hipócrita, mas lembre-se que ser uma dama envolve ser equilibrada e não barraqueira!

7-   UMA MULHER PODEROSA TEM ATITUDE!

 Sabe a mulher virtuosa de que a bíblia fala? (PV 31) ela é uma mulher de atitude, e, que faz acontecer.  Ela não é uma mulher frágil, dependente e vitimista.  O que tiver que ser feito, será e não há desculpas para a inércia!

8-   UMA MULHER PODEROSA SABE QUE PRECISA MELHORAR!

Síndrome de Gabriela não combina com a mulher poderosa! A sabedoria da mulher também está em saber que mudar é preciso (embora doloroso), crescer é preciso e isso permite à mulher uma transformação que busca sempre a Melhoria! Li outro dia que “Alguém que não é capaz de buscar melhorar no mínimo deve ser uma pessoa preguiçosa e tão orgulhosa que acha que ela já atingiu a perfeição”.

9-   A HUMILDADE NÃO ESTÁ SÓ NAS SUAS ROUPAS

Vestir-se com “panos de saco” não traduz humildade.  A mulher poderosa se veste com linho fino e púrpura (PV 31), ela não anda relaxada! Não adianta andar por ai mal vestida pagando de “humilde”. A aparência tem um importante papel para dizer quem você é, não significa vestir-se com arrogância ou soberba... mas relaxada NÃO PODE!!

10- A MULHER PODEROSA ACEITA QUEM ELA É

Fingir ser uma pessoa que você não é com certeza não te faz uma mulher poderosa. Não podemos nos sentir imutáveis, mas mudar para agradar o outro, ou os outros não vai te ajudar em nada! Cuidado ao se moldar a um grupo ou pessoa porque uma hora isso fica insustentável... Não acredito que a mulher poderosa precisa vestir a farda igual à de outras pessoas... Cada um veste a roupa que lhe cabe!! A mulher poderosa não se ajusta a cada meio, ela sabe quem é mesmo que isso dificulte a identificação.

E ai... vamos ser poderosas???

Se você curtiu esse texto, não deixe de compartilhar e de nos seguir! :) 

http://sobresersupermulher.blogspot.com.br/